Que pena!
Ainda não há itens em seu carrinho.
Tanino Enológico Vinhos Brancos - 100gr
Este é um tanino obtido a partir do fruto do carvalho (Quercus infectoria) através de uma série de extrações e sucessivas purificações. É um tanino gálico puro, de cor muito clara, odor suave, agradável e característico. A princípio a extração é realizada em uma mistura de etanol concentrado, na qual somente o tanino passa em solução, sem impurezas de sais ou carboidratos. Após a eliminação total do solvente, o produto intermediário é purificado em água, filtrado e novamente liofilizado. O processo permite obter um tanino extremamente puro, solúvel seja em água ou em álcool, mesmo se concentrado, no qual são eliminados os polifenóis de baixo peso molecular e os resíduos de açúcares - responsáveis potenciais dos aromas desagradáveis. É um dos taninos mais puros, no qual o teor taniníco, em extrato seco, é superior a 99%.
Aplicações
Este tanino é aplicável seja no processo de clarificação, que na ação antioxidante. Há uma reação eficiente e completa com as proteínas. Trata-se de um sistema natural, prático e eficiente no processo de clarificação e estabilização dos vinhos, combinado com o uso de gelatinas e/ou bentonites. Em relação a outros agentes clarificantes, o uso combinado de gelatina e tanino não é somente mais eficaz, como também desenvolve a ação estabilizante e antioxidante. De fato, a substituição dos taninos condensados e naturais pelos taninos hidrolizáveis garante uma ação antioxidante mais eficaz, e previne a formação de compostos flavonóides oxidados, que provocam o aspecto escuro e típico nos vinhos brancos. Além disto, é utilizado junto com o SO 2 como antioxidante no processo de fermentação, permitindo a regularização do seu potencial.
Como utilizar e dosagem
Para a clarificação recomendamos utilizar 5-10 g/hl do produto acrescentando-o antes da gelatina e de preferência 1 dia antes. A floculação tanino/proteína é favorecida pela temperatura baixa, logo sugerimos proceder a uma temperatura de 15 °C ou menos. Em caso de utilizo combinado com a bentonite, considerar que a quantidade da mesma deverá ser muito reduzida, recomenda-se não proceder a uma temperatura inferior a 10 °C. No processo de fermentação, nos brancos aconselhamos uma dosagem de 5-15 g/hl junto com o SO2. No caso de uvas em péssimas condições sanitárias, seja nos brancos, que tintos, a quantidade pode ainda chegar a 25 g/hl. De qualquer forma, os taninos devem ser acrescentados 4 horas antes ou depois da dosagem de enzimas, de modo que previna eventuais interferências. Aconselhamos a pré-dispersão do produto em 3 partes de água quente ou, melhor ainda, em vinho antes de acrescentar na massa.
Armazenagem e embalagem
O tanino BLANC TAN, tem um prazo de validade mínima de 5 anos –
O produto em pó é embalado em sacos de 100gr.
Manter em um local seco, bem ventilado e a uma temperatura inferior a 25 °C.
Certificações:
UNI EN ISO 9001:2015, número do certificado 55718.
UNI EN ISO 22000:2005, número do certificado 55719.
Dispensado de Registro RDC 27 de 06/08/2010.
no Boleto/Transferência
Nº de parcelas | Valor da parcela | Juros | Valor do Produto |
---|