Que pena!
Ainda não há itens em seu carrinho.
Scoby tipo Australiano Para Kombucha com Starter 11cm - Para 04 Lts
Matriz Biológica de alta qualidade para fermentação de kombucha.
Matriz de Origem Australiana
Matriz Nourishme Organics Sydney
Fermentar kombucha em casa nunca foi tão fácil, divertido e econômico!
A kombucha é uma bebida ancestral de origem chinesa, obtida a partir do chá adoçado, fermentado por um conjunto complexo de bactérias e leveduras, que trabalham em cooperação e transformam os nutrientes do chá e o açúcar, em uma bebida sofisticada cheia de ácidos orgânicos, enzimas e vitaminas.
O resultado é uma bebida fermentada com características sensoriais semelhantes ao do refrigerante, com caloria reduzida e baixa produção alcoólica (0,5%). Possui sabor levemente avinagrado, com equilíbrio entre dulçor e acidez. Naturalmente gaseificada, permite ser saborizada com sucos de frutas, ervas, especiarias e extratos, permitindo uma ampla variedade de aromas e sabores.
O processo de fermentação da kombucha resulta na formação do SCOBY, uma película com todos os micro-organismo necessários para inocular e reiniciar um novo ciclo de fermentação. Começar o processo fermentativo a partir de uma matriz de qualidade, é um dos primeiros passos para um kombucha saudável, nutritiva e equilibrada.
Matriz Biológica para Fermentação de Kombucha.
Marca: The Kombucha Hub - Cepas de origem australiana.
Características: Ø11 cm, inteiro (não fracionado), hidratado e com 350 ml de starter/acidificante para uso imediato na fermentação de até 04 litros de kombucha.
O SCOBY da The Kombucha Hub é uma matriz biologicamente equilibrada, composta pelos micro-organismo envolvidos no processo fermentação. A versão australiana, utiliza como base as matrizes originais da Nourishime Organics vindas da Austrália em 2020 e reproduzidas no Brasil. Desenvolvidas e estabilizadas dentro de um padrão de qualidade que garante iniciar com sucesso todo o processo.
O SCOBY com os micro-organismos de origem australiana produzem uma kombucha com uma aroma fresco, com uma variedade de notas cítricas, que vão evoluindo e se alterando durante os dias de fermentação. Garante uma fermentação lenta, com tempo adequado para a produção dos ácidos orgânicos e a potencialização das notas aromáticos do chá. O resultado é uma kombucha encorpada e robusta e sinais característicos de uma fermentação bem conduzida. A acidez pode ser controlada precisamente pela quantidade de tempo que o chá é deixado para fermentar. Novas culturas, de diferentes regiões do mundo também são uma ótima forma de aumentar a diversidade de micro-organismo em produções já existentes.
P: O que é SCOBY?
R: É um acrônimo para (Symbiotic Culture of Bacteria and Yeast). Um biofilme formado de celulose bacteriana, que contém todas os micro-organismos que participam do bioprocesso de fermentação da kombucha. Um novo SCOBY normalmente se desenvolve gradativamente durante os dias de fermentação e contendo o mesmo material genético da cultura mãe.
P: O que é STARTER (ou chá de arranque)?
R: É uma kombucha acidificada usada junto com o SCOBY para inocular o chá doce, aumentar a acidez do meio e proteger nos primeiros dias a cultura contra esporos oportunos de leveduras selvagens que são onipresentes no ar. A kombucha fresca, pronta para beber também é utilizada como starter. O acidificante é o starter maturado e estável por mais de 03 meses.
P: Qual a proporção de STARTER devo usar para iniciar uma fermentação?
R: Como convenção difundida no Brasil, é recomendado uma proporção de 10% do volume líquido final em temperaturas acima de 22°C . Já em estações do ano mais frias, entre 10% e 15%. A forma mais prudente é adicionar o STARTER gradualmente até o pH final, estiver na faixa entre 4.5 e 4.2.
P: Qual chá devo utilizar para fermentar kombucha?
R: Apenas folhas da Camelia Sinensis e suas diversas famílias. O tipos de chá verde e o preto são os mais adequados. Existe uma variedade considerável de preço, processamento de folhas, qualidade e local de origem.
P: Qual a faixa de temperatura ideal da fermentação da kombucha?
R: A faixa ideal é entre 22°C e 29°C. Mas a fermentação ocorre mesmo em temperaturas adversas, variando a velocidade que a kombucha fica pronta.
P: Em quanto tempo a kombucha fica pronta?
R: A kombucha está pronta, quando ela está pronta. Bons resultados são obtidos a partir do oitavo dia de fermentação, podendo chegar a 14 dias ou mais. O teste de paladar diário a partir do dia 5 é bem eficiente para definir o ponto de colheita para iniciantes. O tempo de fermentação vai depender principalmente da temperatura e volume a ser fermentado. Outras variáveis como o SCOBY utilizado e outros insumos da receita também podem influenciar.
P: Quais as principais etapas da fermentação da kombucha?
R: 1º Ciclo/Fermentação: O chá adoçado é fermentado e o açúcar metabolizado. 2º Ciclo/2º fermentação: A kombucha pronta é envasada, saborizada e retém gás. 3º Ciclo: Maturação refrigerada. A kombucha pronta, desenvolve e aprimora aromas como todo alimento fermentado.
P: Qual a temperatura e tempo recomendados para infusionar os chá especiais usados na
kombucha?
R: Vai depender do tipo de chá. Como parâmetro inicial, o chá verde de folhas inteiras deve ser infusionado entre 05 à 08 min na temperatura de 75°C à 80°C. Atenção, os chás da Camellia Sinensis são sensíveis à temperatura.
P: Qual a sugestão de receita básica para fazer 01 litro de kombucha?
R. 08 g chá verde e entre 50 g e 80 g de açúcar por litro.
Infusão chá verde (Instruções específicas para kombucha).
Chá: 05g à 08g.
Água: 1000 ml.
Temperatura: Entre 75°C à 80°C.
Tempo de Infusão: 05 à 08 min.
Infusão do chá preto (Instruções específicas para kombucha).
Chá: 05 à 08 g.
Água: 1000 ml.
Temperatura: de 85°C à 95°C
Tempo de Infusão: de 05 à 08 minutos.
Lembrando: Todo chá utilizado deve ser previamente testado em pequena quantidade para identificar o ponto de amargor. Podendo variar muito entre os tipos e marcas de chá.
P: Qual a temperatura do chá adoçado para misturar o SCOBY e o STARTER ?
R: Temperatura ambiente (20°C-25°C). Lembrando que o SCOBY é composto de microrganismos vivos e são sensíveis à temperatura.
P: Qual é o tipo de açúcar recomendado?
R: Açúcar cristal, cristal orgânico ou açúcar demerara são boas opções. Açúcar mascavo deve ser evitado. O açúcar refinado comum é uma opção econômica. Adoçantes não funcionam. Mantenha constância no tipo de açúcar depois de definido.
P: Qual o tipo da água recomendado?
R: Mineral ou filtrada/purificada, sem presença de cloro. Mantenha constância no tipo de água depois de definida.
P: Posso reutilizar o SCOBY? Por quanto tempo?
R: Sim, até 06 meses dependendo do estado visual e resultado de fermentação e pode ser substituido sempre que necessário por novos previamente guardados de fermentações anteriores. O aspecto do SCOBY ao longo do tempo identifica o momento da troca.
P: Qual o pH ideal para iniciar o processo garantindo a segurança alimentar do chá inicial
inoculado para evitar fungos e outros tipos de contaminações?
R: pH inicial marcando abaixo de 4.5.
P: Como fazer um lote maior?
R: Utilize o primeiro lote fermentado fresco como starter para o volume seguinte. Utilize fermentadores cônicos adequados para kombucha que permitem fermentar acima de 25 litros, seguindo a sugestão da proporção em torno de 10% do volume a ser fermentado.
P: Como guardar os SCOBYs extras?
R: Montando um hotel. Um vidro que guarda por tempo determinado os SCOBYS extras, em temperatura ambiente, submersos em chá adoçado, coberto por material respirável, substituindo parcialmente o líquido mensalmente.
Produção Comercial
O Brasil vive um momento de grande expansão do mercado da kombucha. A legislação Brasileira já suporta e normatiza a produção comercial. A instrução normativa que estabelece o Padrão de Identidade e Qualidade da Kombucha em todo o território é INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 41, DE 17 DE SETEMBRO DE 2019
SUPORTE INDUPROPIL:
Por se tratar de um produto natural e passivo de variáveis na manipulação e cuidados pelo usuário, este tipo de produto NÃO pode ser devolvido ou trocado, visto que se trata de um produto natural.
A Indupropil, mantém os produtos em temperatura controlada e ambiente adequado. A Indupropil não se responsabiliza por adversidades ou contaminações durante o processo de produção, sendo de total responsabilidade do usuário. A Indupropil, NÃO fornece cursos ou assessoria para uso.
no Boleto/Transferência
Nº de parcelas | Valor da parcela | Juros | Valor do Produto |
---|