Que pena!
Ainda não há itens em seu carrinho.
SCOBY para Kombucha.
Matriz Biológica de alta qualidade para fermentação de kombucha.
Matriz de Origem Alemã
Fermentar kombucha em casa nunca foi tão fácil, divertido e econômico!
A kombucha é uma bebida ancestral de origem chinesa, obtida a partir do chá adoçado, fermentado por um conjunto complexo de bactérias e leveduras, que trabalham em cooperação e transformam os nutrientes do chá e o açúcar, em uma bebida sofisticada cheia de ácidos orgânicos, enzimas e vitaminas.
O resultado é uma bebida fermentada com características sensoriais semelhantes ao do refrigerante, com caloria reduzida e baixa produção alcoólica (0,5%). Possui sabor levemente avinagrado, com equilíbrio entre dulçor e acidez. Naturalmente gaseificada, permite ser saborizada com sucos de frutas, ervas, especiarias e extratos, permitindo uma ampla variedade de aromas e sabores.
O processo de fermentação da kombucha resulta na formação do SCOBY, uma película com todos os micro-organismo necessários para inocular e reiniciar um novo ciclo de fermentação. Começar o processo fermentativo a partir de uma matriz de qualidade, é um dos primeiros passos para um kombucha saudável, nutritiva e equilibrada.
SCOBY PARA KOMBUCHA
Matriz Biológica para Fermentação de Kombucha.
Marca: The Kombucha Hub - Cepas de origem alemã.
Características: Ø11 cm, inteiro (não fracionado), hidratado e com 350 ml de starter/acidificante para uso imediato na fermentação de até 04 litros de kombucha.
O SCOBY da The Kombucha Hub é uma matriz biologicamente equilibrada, composta pelos micro-organismo envolvidos no processo fermentação. A versão alemã, utiliza como base as matrizes originais da Wellness Drinks vindas da Alemanha e reproduzidas no Brasil. Desenvolvidas e estabilizadas dentro de um padrão de qualidade que garante iniciar com sucesso a arte de fermentar kombucha.
O SCOBY com os micro-organismos de origem alemã produzem uma kombucha com aroma otavelmente fresco e com notas frutadas. Tem ganhado muitos adeptos no Brasil entre produtores profissionais e caseiros. Garante uma fermentação lenta, com tempo adequado para a produção dos ácidos orgânicos e a potencialização das notas aromáticos do chá. O resultado é uma kombucha encorpada e robusta, característico de uma fermentação bem conduzida. A acidez pode ser controlada precisamente pela quantidade de tempo que o chá é deixado para fermentar. Novas ulturas, de diferentes regiões do mundo também são uma ótima forma de aumentar a diversidade de micro-organismo em produções já existentes.
P: O que é SCOBY?
R: É um acrônimo para (Symbiotic Culture of Bacteria and Yeast). Um biofilme formado de celulose bacteriana, que contém todas os micro-organismos que participam do bioprocesso de fermentação da kombucha. Um novo SCOBY normalmente se desenvolve gradativamente durante os dias de fermentação e contendo o mesmo material genético da cultura mãe.
P: O que é STARTER (ou chá de arranque)?
R: É uma kombucha acidificada usada junto com o SCOBY para inocular o chá doce, aumentar a acidez do meio e proteger nos primeiros dias a cultura contra esporos oportunos de leveduras selvagens que são onipresentes no ar. A kombucha fresca, pronta para beber também é utilizada como starter. O acidificante é o starter maturado e estável por mais de 03 meses.
P: Qual a proporção de STARTER devo usar para iniciar uma fermentação?
R: Como convenção difundida no Brasil, é recomendado uma proporção de 10% do volume líquido final em temperaturas acima de 22°C . Já em estações do ano mais frias, entre 10% e 15%. A forma mais prudente é adicionar o STARTER gradualmente até o pH final, estiver na faixa entre 4.5 e 4.2.
P: Qual chá devo utilizar para fermentar kombucha?
R: Apenas folhas da Camelia Sinensis e suas diversas famílias. O tipos de chá verde e o preto são os mais adequados. Existe uma variedade considerável de preço, processamento de folhas, qualidade e local de origem.
P: Qual a faixa de temperatura ideal da fermentação da kombucha?
R: A faixa ideal é entre 22°C e 29°C. Mas a fermentação ocorre mesmo em temperaturas adversas, variando a velocidade que a kombucha fica pronta.
P: Em quanto tempo a kombucha fica pronta?
R: A kombucha está pronta, quando ela está pronta. Bons resultados são obtidos a partir do oitavo dia de fermentação, podendo chegar a 14 dias ou mais. O teste de paladar diário a partir do dia 5 é bem eficiente para definir o ponto de colheita para iniciantes. O tempo de fermentação vai depender principalmente da temperatura e volume a ser fermentado. Outras variáveis como o SCOBY utilizado e outros insumos da receita também podem influenciar.
P: Quais as principais etapas da fermentação da kombucha?
R: 1º Ciclo/Fermentação: O chá adoçado é fermentado e o açúcar metabolizado.
2º Ciclo/2º fermentação: A kombucha pronta é envasada, saborizada e retém gás.
3º Ciclo: Maturação refrigerada. A kombucha pronta, desenvolve e aprimora aromas como todo alimento fermentado.
P: Qual a temperatura e tempo recomendados para infusionar os chá especiais usados na
kombucha?
R: Vai depender do tipo de chá. Como parâmetro inicial, o chá verde de folhas inteiras deve ser infusionado entre 05 à 08 min na temperatura de 75°C à 80°C. Atenção, os chás da Camellia Sinensis são sensíveis à temperatura.
P: Qual a sugestão de receita básica para fazer 01 litro de kombucha?
R. 08 g chá verde e entre 50 g e 80 g de açúcar por litro.
Infusão chá verde (Instruções específicas para kombucha).
Chá: 05g à 08g.
Água: 1000 ml.
Temperatura: Entre 75°C à 80°C.
Tempo de Infusão: 05 à 08 min.
Infusão do chá preto (Instruções específicas para kombucha).
Chá: 05 à 08 g.
Água: 1000 ml.
Temperatura: de 85°C à 95°C
Tempo de Infusão: de 05 à 08 minutos.
Lembrando: Todo chá utilizado deve ser previamente testado em pequena quantidade para identificar o ponto de amargor. Podendo variar muito entre os tipos e marcas de chá.
P: Qual a temperatura do chá adoçado para misturar o SCOBY e o STARTER ?
R: Temperatura ambiente (20°C-25°C). Lembrando que o SCOBY é composto de microrganismos vivos e são sensíveis à temperatura.
P: Qual é o tipo de açúcar recomendado?
R: Açúcar cristal, cristal orgânico ou açúcar demerara são boas opções. Açúcar mascavo deve
ser evitado. O açúcar refinado comum é uma opção econômica. Adoçantes não funcionam. Mantenha constância no tipo de açúcar depois de definido.
P: Qual o tipo da água recomendado?
R: Mineral ou filtrada/purificada, sem presença de cloro. Mantenha constância no tipo de água depois de definida.
P: Posso reutilizar o SCOBY? Por quanto tempo?
R: Sim, até 06 meses dependendo do estado visual e resultado de fermentação e pode ser substituido sempre que necessário por novos previamente guardados de fermentações anteriores. O aspecto do SCOBY ao longo do tempo identifica o momento da troca.
P: Qual o pH ideal para iniciar o processo garantindo a segurança alimentar do chá inicial
inoculado para evitar fungos e outros tipos de contaminações?
R: pH inicial marcando abaixo de 4.5.
P: Como fazer um lote maior?
R: Utilize o primeiro lote fermentado fresco como starter para o volume seguinte. Utilize fermentadores cônicos adequados para kombucha que permitem fermentar acima de 25 litros, seguindo a sugestão da proporção em torno de 10% do volume a ser fermentado.
P: Como guardar os SCOBYs extras?
R: Montando um hotel. Um vidro que guarda por tempo determinado os SCOBYS extras, em temperatura ambiente, submersos em chá adoçado, coberto por material respirável, substituindo parcialmente o líquido mensalmente.
Produção Comercial
O Brasil vive um momento de grande expansão do mercado da kombucha. A legislação Brasileira já suporta e normatiza a produção comercial. A instrução normativa que estabelece o Padrão de Identidade e Qualidade da Kombucha em todo o território é INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 41, DE 17 DE SETEMBRO DE 2019
SUPORTE INDUPROPIL: Por se tratar de um produto natural e passivo de variáveis na manipulação e cuidados pelo usuário, este tipo de produto NÃO pode ser devolvido ou trocado, visto que se trata de um produto natural.
A Indupropil, mantém os produtos em temperatura controlada e ambiente adequado. A Indupropil não se responsabiliza por adversidades ou contaminações durante o processo de produção, sendo de total responsabilidade do usuário. A Indupropil, NÃO fornece cursos ou assessoria para uso.
no Boleto/Transferência
Nº de parcelas | Valor da parcela | Juros | Valor do Produto |
---|