Que pena!
Ainda não há itens em seu carrinho.
Prodooze FREE - Endopeptidase específica para prolina.
Enzima com função específica de estabilização coloidal e quebra do glúten. O uso de Prodooze Free não afeta o sabor da cerveja nem a espuma.
Endoprotease prolina-específica: quebra a hordeína especificamente nos resíduos de prolina. A hordeína é a proteína formadora de turbidez por se combinar com polifenóis; é também a proteína com reação positiva na análise de glúten.
Prodooze FREE quebra a hordeína:
- Evita que a combinação com polifenóis cause turbidez em cervejas límpidas; protege a cerveja de turvar durante a vida de prateleira;
- Elimina a reação positiva do teste de presença de glúten.
- Substitui a necessidade de tempos longos de maturação a baixas temperaturas para estabilização coloidal.
- Não afeta a espuma nem o sabor da cerveja.
- Simples e seguro. Adicionada no mosto frio, atua durante a fermentação da cerveja.
- Reforçando: Prodooze FREE não tem função de clarificar a cerveja na cervejaria; sua função é evitar que a cerveja turve depois, no mercado (estabilização coloidal).
- Não requer declaração na lista de ingredientes do rótulo (RDC 64/2011).
Estabilização coloidal
Prodooze Free garante que a cerveja fique límpida no mercado por mais tempo, ou seja, aumenta a estabilidade coloidal. Tem ação específica para quebra (hidrólise) de proteínas de alto peso molecular com muita prolina, que causam turbidez na cerveja por se complexar com os polifenóis. Com a quebra da proteína, as partículas formadas são muito menores, deixando de ser visíveis e mantendo a limpidez e brilho da cerveja.
Com seu uso, é possível:
- Estender a validade da cerveja pois se mantem límpida por mais tempo;
- Enviar a cerveja para locais mais distantes;
- Reduzir o tempo de maturação a 0ºC = menor custo e menor tempo
- Maturar a cerveja em temperaturas de até 7ºC = menor custo.
Quebra do glúten
Prodooze Free quebra a estrutura da hordeína que é tóxica aos indivíduos sensíveis ao glúten. A dosagem na quantidade e procedimento corretos permite a quebra do glúten da cevada (malte) a níveis abaixo dos 10 ppm detectáveis pela metodologia oficial (ELISA) para análise do glúten em bebidas.
Segundo os Art. 2 e 32 da IN 65/2019 do MAPA, a expressão "cerveja sem glúten" é permitida para cerveja que contenha teor de glúten abaixo do estabelecido em regulamento técnico específico. Segundo a OMS, esse nível é de 20 ppm.
Importante: (i) A expressão “cerveja sem glúten” deve ser usada em separado e de forma clara e prontamente distinguível da utilizada na denominação de produto; (ii) A garantia dos níveis desejados de glúten na cerveja se dá por controle e análise de cada lote.
Aplicação:
- Dosar no mosto frio, no início da fermentação.
A dosagem recomendada varia com o tipo de cerveja e o tempo de vida de prateleira ou objetivo desejados:
|
6 – 9 meses |
9 – 12 meses ou eliminar glúten |
100% malte de cevada |
1 – 2 g/hL * |
2 – 3 g/hL * |
60% malte de cevada |
1 – 1.5 g/hL * |
1.5 – 2 g/hL * |
* dosagens para uma cerveja com extrato primitivo de 12 °P (OG = 1,048).
Apresentação: preparação enzimática líquida, em frascos de 30gr
Cuidados: Enzimas podem causar irritação na pele ou nos olhos e a inalação dos vapores pode causar irritação em indivíduos mais suscetíveis. Utilizar equipamentos de proteção individual para evitar o contato com a pele e os olhos, e a inalação de vapores do produto.
Enzimas são coadjuvantes de tecnologia: produtos utilizados para auxiliar o processo produtivo, melhorando sua eficiência e/ou melhorando a qualidade da cerveja produzida. Estão permitidos pela ANVISA na RDC 64 / 2011 e seu uso dispensa declaração no rótulo da cerveja.
FICHA TÉCNICA: https://prodooze.net/wp-content/uploads/2022/04/Prodooze-FREE-Ficha-Tecnica.pdf
no Boleto/Transferência
Nº de parcelas | Valor da parcela | Juros | Valor do Produto |
---|