Brew in a bag (BIAB) é o método perfeito para você começar a fazer cerveja em casa. As técnicas utilizadas são simples, o investimento inicial é pequeno e os resultados finais são satisfatórios.
É uma forma de fazer cerveja utilizando apenas uma panela e um saco feito de tecido de trama fina. O método é parecido com o de fazer um chá com maiores proporções.
Os grãos moídos são colocados no Bag que é submerso na água da panela após esta atingir a temperatura recomendada, visando a extração de açúcares necessários à fermentação da bebida.
Quando a mosturação estiver completa, basta retirar o grain bag como você faria com um saquinho de chá, deixar drenar todos os resíduos de mosto, e continuar a fervura até a conversão total do amido do mosto em açúcares fermentáveis e não fermentáveis.
Eficiência do método BIAB:
- Dupla moagem dos grãos: Isso permitirá expor mais o amido dos grãos, potencializando a conversão dos açúcares. Como os grãos são removidos através do grain bag, é possível trabalhar com uma moagem mais fina sem se preocupar com entupimentos no sistema. Contudo, é de extrema importância manter as cascas dos grãos intactas pois ajudarão no processo de filtragem e evitarão a liberação de taninos, que prejudicam a qualidade da cerveja.
- Rampas de temperatura: Alguns cervejeiros trabalham com diferentes faixas de temperatura e de tempo durante a mostura, as chamadas rampas, para permitir maior conversão e, consequentemente, maior eficiência. Um teste de iodo pode ser feito para monitorar quando a conversão está completa. Brassar em apenas uma faixa de temperatura, 68°C, é possível, mas neste caso recomenda-se uma boa lavagem do bagaço para extrair o mosto retido no Bag.
- Tecido adequado: Se você usar um grain bag feito de malha grossa, provavelmente terá uma boa eficiência, porém com um mosto bastante sedimentado. Caso use uma malha muito fina, você terá mosto sem sedimentos, mas poderá perder açúcares, prejudicando a eficiência. Use sempre um grain bag feito de tecido que permitirá que o mosto flua pelo grain bag de grãos com facilidade, mantendo também grãos contidos em seu interior. O voil e o musseline, como dito acima, são os mais recomendados.
- Sparging ou lavagem dos grãos: Uma das melhores maneiras de garantir que o máximo de açúcares serão extraídos para o mosto. Você pode proceder de duas maneiras. Primeiro, você pode esquentar uma quantidade desejada de água a cerca de 76°C numa panela separada e reservar. Após retirar o grain bag do mosto, submergi-lo na água reservada por cerca de 10 minutos e na sequência adicionar que o líquido resultante no mosto principal para iniciar a fervura. Uma outra opção é banhar o grain bag em suspensão com água aquecida ou com o próprio mosto, de acordo com o volume que se pretende levar para a fervura.
(Fonte: cervejaautoral.com)